Douradina, na região Noroeste do Paraná, passou a compor o Mapa do Turismo Brasileiro, que reúne municípios que adotam a atividade turística como estratégia de desenvolvimento e prioridade em seus planos de trabalho, realizando investimentos e ações para a promoção do setor. A certificação do Ministério do Turismo a Douradina foi emitido na última semana.
Mais de 100 participantes entre representantes de 84 municípios paranaenses acompanharam quinta-feira (30) um encontro on line de orientação, sensibilização e qualificação sobre como implementar e manter a Rota Turística Caminhos do Peabiru. O programa do Governo do Estado é uma organização da Secretaria do Planejamento e da Secretaria de Turismo, em parceria com Paraná Projetos.
O Governo do Estado, por meio das Secretarias de Estado do Turismo (Setu-PR) e do Planejamento (SEPL), promove em 30 de janeiro um evento para apresentação do programa estadual que fomenta o turismo nos Caminhos do Peabiru.
O Programa tem como objetivo Implementar e manter a Rota Turística Caminhos do Peabiru, promovendo o turismo sustentável, fortalecendo os corredores ecológicos, a herança cultural e a promoção do bem-estar, através das trilhas classificadas como de longo curso.
O vice-governador Darci Piana recebeu nesta quinta-feira (28), no Palácio Iguaçu, o embaixador do Peru no Brasil, Rómulo Acurio, e mostrou como o Estado está fortalecendo as relações turísticas com o país sul-americano, com a implantação da rota Caminhos do Peabiru e a retomada do voo direto entre Curitiba e Lima.
O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta nesta terça-feira (26) um decreto que instituiu o “Programa Rota Turística do Caminho de Peabiru”, que tem como objetivo implementar e manter essa rede de trilhas ancestrais que atravessa o Paraná, de Paranaguá a Foz do Iguaçu, e chega ao Peru.
O Estado do Paraná, através das secretarias de Estado do Planejamento e do Turismo, assinou no 3° Congresso Brasileiro de Trilhas, que aconteceu de 14 a 17 de novembro em São Paulo, um Acordo de Cooperação Técnica com representantes dos estados de São Paulo e Santa Catarina para a construção de uma rede de ajuda mútua no desenvolvimento do Caminhos do Peabiru.
Passado um mês do evento "Caminhos do Peabiru: Aprender, Conhecer e Ensinar", que reuniu milhares de educadores da Rede Estadual de Educação em torno do projeto empreendido pela Secretaria de Estado do Planejamento do Paraná, diversas escolas colocaram a mão na massa e já começaram a promover debates e discussões sobre essa rota histórica.
Nesta terça-feira, 3, os servidores da Superintendência Geral de Diálogo e Interação Social (SUDIS), Rafael Tavares e Gustavo Mussi, participaram do evento “Caminhos do Peabiru”, que aconteceu no Teatro Guaíra, com as presenças dos seguintes secretários de estado: Sr. Guto Silva, Sr. Ricardo Barros, Sr. Roni Miranda, Sra. Luciana Casagrande, Sr. Márcio Nunes e Sra. Clemilda Santiago, representando a SEMIPI.
- Paraná engaja turismo, cultura e educação para promover Caminhos do Peabiru
- Evento divulga Caminhos do Peabiru a agentes de turismo e cultura e à comunidade escolar
- 1° Seminário Paranaense de Trilhas
- Caminhos de Peabiru são tema de episódio de podcast da RPC TV
- Planejamento recebe primeira versão de jogo que divulga os Caminhos do Peabiru
- Governo impulsiona projeto para consolidar rota turística dos Caminhos do Peabiru





































