O Programa Rota Turística Caminhos do Peabiru dá continuidade às oficinas presenciais nesta terça e quarta-feira (12 e 13), agora na Lapa e em Curitiba, reunindo gestores públicos, lideranças e representantes locais. Coordenada pela Secretaria do Turismo do Paraná (Setu), em parceria com a Secretaria do Planejamento (SEPL), Paraná Projetos e consultores da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico da UEM (Fadec/UEM), a ação envolve 16 municípios da Região Metropolitana que integram o território turístico Rotas do Pinhão.
O Governo do Estado inicia na segunda-feira (4) uma nova etapa das oficinas do Programa Rota Turística Caminhos do Peabiru, abrangendo 33 municípios da região Oeste do Estado.
As secretarias de Estado do Planejamento e Turismo realizarão entre os dias 22 de julho e 13 de agosto oficinas presenciais de mapeamento nas regiões participantes da Rota Turística Caminhos do Peabiru, agrupadas com três ou quatro municípios cada.
O Governo do Paraná com o objetivo de resgatar e valorizar uma das trilhas mais emblemáticas da história paranaense, realizou a primeira transmissão ao vivo da série de oficinas intitulada “Caminhos do Peabiru: história, arqueologia e turismo”.
Nesta terça-feira (08), o Governo do Paraná promove a “Oficina Caminhos do Peabiru: história, arqueologia e turismo”, evento que acontece de forma virtual às 10h e reúne representantes de 97 municípios que aderiram à Rota Turística Caminhos do Peabiru.
O Programa Rota Turística Caminhos de Peabiru, implantado pelo Governo do Paraná, está em andamento com a preparação do Plano de Trabalho para dar início às etapas de ações junto aos 96 municípios que fazem parte da trilha que corta o Paraná de Leste a Oeste.
O programa Rota Turística Caminhos do Peabiru teve mais um impulso no 20º Festival de Turismo Cataratas. Representantes dos municípios e das Instâncias de Governança Regional (IGRs) estiveram presentes no evento e puderam agregar mais conhecimento sobre o caminho.
Na tarde desta quinta-feira (15), as equipes da Secretaria de Estado do Planejamento do Paraná (SEPL) e da Secretaria de Estado do Turismo do Paraná (SETU), com a presença ainda de servidores da Paraná Projetos, se reuniram com o arqueólogo e ex-professor da Universidade do Federal do Paraná (UFPR), Igor Chmyz, e o geógrafo e também professor Almir Pontes Neto.
O programa Rota Turística Caminhos do Peabiru tem a adesão formal de 92 municípios paranaenses. O trabalho de estruturação da rota começa justamente com a adesão dos municípios, iniciativa prevista na Lei Estadual nº 21.046, sancionada em 2022 pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior. A lei reconhece a Rota Transcontinental Caminhos do Peabiru como Patrimônio de Natureza Cultural Imaterial Paranaense.
- Municípios do Paraná buscam cada vez mais inserção no Mapa do Turismo Brasileiro
- Caminhos de Peabiru: prefeitos recebem orientações sobre o programa de requalificação
- Estado promove encontro com municípios sobre a Rota Turística Caminhos do Peabiru
- Rota Turística Caminhos do Peabiru
- Vice-governador Darci Piana apresenta Caminhos do Peabiru ao embaixador do Peru
- Decreto que institui Rota dos Caminhos do Peabiru fortalece potencial turístico da trilha
- Paraná assina acordo com estados vizinhos para estimular Caminhos do Peabiru
- Professores paranaenses já utilizam o projeto Caminhos do Peabiru em sala de aula
- Caminhos do Peabiru: Resgatando a História e Cultura no Paraná
- Paraná engaja turismo, cultura e educação para promover Caminhos do Peabiru




































